sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CONTINUAÇAO SEGUNDO DIA RUMO AO XINGU


Chegou o ónibus para Gaúcha do Norte. As malas entraram pela janela e me ajudaram. Dentro do ónibus cada um escutava sua música em seu celular...bem alto! Vai ter rodeio em Gaúcha e tinha muito peão viajando. A viagem de 4 horas de Canarana para Gaúcha do Norte parece que durou aproximadamente 8 horas,   ventav muito forte . Muitas paradas.. muitas mesmo.

Chegamos e o pessoal já estava la esperando. Éramos uns 15 entre indígenas e outros visitantes. Passamos no super-mercado para comprar lanches e pediram para levar Coca Cola... "Cola no Xingu" ??. Não esperava.

Um carro com bagagens e algumas pessoas  no meio e no outro  carro o restante das pessoas . Andamos aproximadamente  40km e paramos em algum lugar... era noite e eu não tinha ideia de onde estavamos, a visao alcançava até onde os farois do veiculo iluminavam,  apenas terra  e mato . Um dos veiculos encalhou  e desceram todos para empurrar. Difícil.

Paramos em um lugar e parecia fim de caminho, pegamos a bagagem  e descemos uma pequena trilha ate um pequeno barco, e no escuro seguimos sem saber com certeza  para qual rumo. mas tudo bem faz parte.

Fiquei surpresa pois desde que cheguei  ate na aldeia todos me chamavam  pelo nome e se apresentando também. Gostei muito.

Quando saímos do barco andamos muito e no escuro, sem ideia de onde estavamos, até ver de frente uma oca onde foi possivel ver luz de lanterna.

Chegamos e me mostraram um local dentro da oca para montar a barraca  com iluminaçao de lanternas, pronto, eu já tinha moradia com minha amiga. Ajudei a montar a duas a nossa  e de  dois Paulistas que chegaram na mesma viagem... acho que nunca montaram barracas..hehehe.

Logo depois nos levaram fora da oca para ver os peixes que estavam assando e pegaram um com beiju e sal Mehinako. ( um sal feito de aguape, beeeem salgado com pimenta. Muito bom).

Na entrada da Oca tem uma torneira de agua tratada para beber, lavar e o que quiser. Apontaram para frente com a lanterna e falaram que a noite faz xixi ali mesmo.

Tudo escuro demais fui dormir e fiquei assustada com a quantidade de ratos fazendo barulho a redor da barraca. Imaginava  que estavam entrando.... demorei  a dormir!



Quase na hora da saída para Gaucha - Julie


Graal Caminho Gaúcha...rsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário